sexta-feira, 16 de maio de 2014

Grandes Ensinamentos de Jesus

Será Dado Áquele Que Tem


Pois ao que tem será dado, e ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. 
(Marcos, cap.IV, v24 e 25.)

"Dá-se àquele que tem, e tira-se daquele que não tem." Meditai nesses grandes ensinamentos, que sempre vos parecem paradoxais. Aquele que recebeu é aquele que possui o sentido da palavra divina. Ele a recebeu porque tentou tornar-se digno dela, e porque o Senhor, em seu amor misericordioso, encoraja os esforços que tendem ao bem. Se esses esforços forem regulares, perseverantes, atraem as graças do Senhor. É um ímã que chama para si as melhoras do progresso, as graças abundantes que vos tornam fortes para escalar a montanha santa, em cujo topo está o repouso depois do trabalho."
"Tira-se daquele que nada tem, ou tem pouco".
"Deus não tira de suas criaturas o bem que consentiu em lhes fazer. Homens cegos e surdos! Abri vossas inteligências e vossos corações; vede através de vosso espírito; ouvi através de vossa alma, e não interpreteis de uma maneira tão grosseira e injusta as palavras daquele que fez resplandecer, diante de vossos olhos, a justiça do Senhor. 
Não é Deus quem tira àquele que tinha recebido pouco  mas é o próprio Espírito que, pródigo e descuidado, não sabe conservar o que tem, e aumentar, fecundando-o, o óbulo que fora derramado no coração."     (O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XVIII)



O meu entendimento em relação a esta parábola tão significativa de Jesus é que todos nós recebemos igualmente de Deus muitos dons que desconhecemos.
Deus criou todos seus filhos iguais, todos inteligentes, cheios de capacidades para alcançar nosso progresso, em todos os sentidos, progresso moral, financeiro, pessoal, enfim, em tudo em nossa vida.
Se Deus tivesse dado uma inteligência maior para alguns, isto seria privilégio, e qualquer privilégio seria injusto e é impossível imaginar isso de nosso Pai de Justiça e de Amor.
A todos são oferecidos muitas oportunidades, qualquer pessoa pode procurar conhecimento em uma biblioteca, fazer cursos gratuitos para aprender algo novo e assim poder melhorar na profissão, ou procurar um trabalho que realmente vai lhe dar alegria, satisfação pessoal e financeira.
Mas a maioria das pessoas não aproveita seus dons, não faz sua estrela brilhar justamente porque não acredita ser capaz de conseguir mais, não realizam o poder criador que Deus nos concede e perde as oportunidades de crescimento.
Precisamos parar de absorver as coisas inúteis que nos cercam, não dar ouvidos aos outros, seguir nosso caminho independente da opinião alheia, viver em paz, sem nos concentrar nas dificuldades e também na vida dos outros, parar de compartilhar fofocas e críticas em relação ao comportamento das pessoas.
Quando realmente irradiarmos amor e compreensão, nos abrimos para enxergar que somos completamente capazes de encontrar o caminho da prosperidade.
 Todo dia, Deus nos oferece o caminho para encontrar a verdadeira felicidade. 
Vamos então, aproveitar, da melhor maneira possível, o poder criador e os infinitos dons que Deus nos deu, acreditando em nosso potencial, que somos seres celestiais, filhos da inteligência maior do Universo e que, portanto, somos herdeiros de toda essa riqueza de inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário sempre será bem-vindo...
Responderei o mais breve possível!!!